Classes de Marca no INPI: veja qual é a do seu negócio

As classes de marca são definidas por códigos numéricos de 1 a 45, que organizam os registros de marca no INPI a partir da classificação dos produtos e serviços oferecidos. De 1 a 34 são as classes de produtos, enquanto de 35 a 45 são as classes de serviços.

Essa é a informação básica mais importante e também uma dúvida frequente de empreendedores quando tentam registrar suas marcas. Neste artigo vamos aprofundar esses conceitos, falar sobre a Classificação de Nice e apresentar a lista completa com as 45 classes de marca, para você conferir em qual delas o seu negócio se encaixa.  

Boa leitura! 

O que são classes de marca?

Já largamos na frente sabendo que as classes de marca servem para identificar e classificar produtos e serviços que buscam registro no INPI. Também sabemos que as 45 classes se dividem de 1 a 34 para produtos e de 35 a 45 para serviços. Mas para que tudo isso faça sentido é necessário conhecer a Classificação de Nice, que o INPI utiliza como base para analisar os processos. 

Classificação de Nice

A classificação de NIce é um sistema internacional de catalogação de produtos e serviços do qual o Brasil é signatário, concluído em 15 de Junho de 1957 na cidade francesa de Nice. O objetivo do acordo foi criar um documento oficial que servisse de base para determinar as áreas de atuação de cada marca que entrasse com o pedido de registro. 

A classificação de Nice foi um grande avanço na área de propriedade intelectual e o INPI a utiliza até hoje nas análises de registro de marca. Atualmente está em sua 12ª edição, atualizada para 2024

CLASSES INPI

Lista de classes de marca 

A seguir, você pode ver uma lista resumida com as 45 classes de registro no INPI:

Classes de Produtos

  1. Substâncias Químicas e Produtos Industriais;
  2. Tintas, Vernizes e Corantes;
  3. Cosméticos e Produtos de Perfumaria;
  4. Óleos industriais e Combustíveis;
  5. Produtos Farmacêuticos e de Saúde;
  6. Metais e Materiais para Construção;
  7. Máquinas e Equipamentos Mecânicos;
  8. Ferramentas Manuais e Itens Cortantes;
  9. Equipamentos Científicos e Eletrônicos;
  10. Aparelhos de Medição e Controle;
  11. Aparelhos de Iluminação;
  12. Veículos e Meios de Transporte;
  13. Armas de Fogo e Munições;
  14. Joias e Metais Preciosos;
  15. Instrumentos Musicais;
  16. Papel, Material de Escritório e Embalagens;
  17. Borracha e Materiais Plásticos;
  18. Couro e Produtos de Pele de Animais;
  19. Materiais de Construção Não-Metálicos;
  20. Móveis e Produtos de Madeira;
  21. Utensílios Domésticos e de Vidro;
  22. Têxteis e Materiais Fibrosos;
  23. Fios para Uso Têxtil;
  24. Tecidos e Produtos Têxteis;
  25. Vestuário, Calçados e Chapelaria;
  26. Rendas e Bordados;
  27. Revestimentos e Decorações de Interiores;
  28. Brinquedos e Jogos;
  29. Produtos Alimentícios;
  30. Café, Chá, Açúcar e Confeitaria;
  31. Produtos Agrícolas;
  32. Cervejas e Bebidas Não Alcoólicas;
  33. Bebidas Alcoólicas;
  34. Tabaco e Artigos para Fumantes;

Classes de Serviços

  1. Comércio, Marketing e Negócios;
  2. Imobiliário, Seguros e Finanças;
  3. Serviços de Construção e Reparos;
  4. Telecomunicações;
  5. Transporte, Logística e Armazenamento;
  6. Tratamento de Materiais;
  7. Educação, Entretenimento e Cultura;
  8. Serviços Científicos e Tecnológicos;
  9. Serviços de Alimentação e Hotelaria;
  10. Serviços Médicos e Veterinários;
  11. Serviços Jurídicos e Sociais;

A lista está resumida, pois só na categoria 1 existem 740 tipos de produtos detalhados, então imagina compartilhar tudo isso por aqui. A versão completa você encontra no tópico anterior. 

A importância das classes de marca

Com as classes de registro de marca é possível que empresas de segmentos totalmente diferentes utilizem marcas com o mesmo nome sem configurar uso indevido ou concorrência desleal. 

Um exemplo bem simples de entender é o caso do Gol automóvel e da Gol linhas aéreas, que apesar de serem ambas marcas muito famosas, não competem entre si e não interferem uma na outra. 

A perspectiva inversa também é válida, visto que o objetivo de registrar uma marca é justamente garantir o direito de uso exclusivo nas classes em que a marca foi registrada.

Notas do autor 

I) A Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96) veda o registro de marcas muito semelhantes, que possam causar algum tipo de confusão por parte do consumidor. Nesse sentido, a existência das classes ajuda a estabelecer critérios objetivos no processo de análise do INPI e dos órgãos responsáveis de todos os países signatários, de forma complementar às suas próprias legislações. 

II) Existem duas exceções à regra que merecem destaque:

  1. Marcas de alto renome: são marcas mundialmente conhecidas, como Ferrari ou Nike, que são protegidas em todas as classes para evitar uso indevido ou concorrência desleal. 
  2. Marcas inovadoras: em alguns casos surgem marcas com produtos ou serviços totalmente inovadores, que não se encaixam em nenhuma das classes de marca e precisam ser registradas de forma descritiva. 

III) Cada processo de registro no INPI é feito para apenas uma classe. Portanto, se você deseja proteger a sua marca em mais de uma classe, é necessário fazer um pedido de registro para cada classe em que deseja registrar sua marca. 

IV) Um advogado especializado é sempre a pessoa mais recomendada para ajudar você a entrar com o processo de registro no INPI. Além de tirar todas as suas dúvidas, vai garantir com que o registro seja feito nas classes corretas e ainda vai acompanhar todo processo para você até o final. 

V) Para saber se a sua marca pode ser registrada, é só preencher o formulário abaixo:

Consulte a disponibilidade da sua marca

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      Guilherme Lemos Ramos

      Guilherme Lemos Ramos

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