Como registrar uma marca no INPI? Um passo a passo rápido

Se você quer saber como registrar uma marca no INPI, está no lugar certo. Assista o vídeo completo que eu gravei com os 10 passos para conquistar a sua marca registrada. 

Como registrar uma marca no INPI? Passo a passo rápido. 

Também preparei um passo a passo rápido, com um resumo do que está detalhado no vídeo. 

  1. Verificação de irregistrabilidade: Confira se a sua marca não se enquadra nos casos de irregistrabilidade do artigo 124 da Lei de Propriedade Industrial. Evite elementos proibidos como brasões, monumentos históricos e nomes genéricos, por exemplo.
  2. Checagem de Marcas Renomadas: Certifique-se de que sua marca não tenha similaridade com marcas de alto renome, protegidas em todas as classes de produtos e serviços, ou com marcas notoriamente conhecidas.
  3. Análise das Classes Necessárias: Identifique as classes de produtos ou serviços que sua marca representará, escolhendo entre as 45 classes da Classificação Internacional de Produtos e Serviços de Nice.
  4. Verificação da Disponibilidade da Marca: Antes de registrar, consulte no INPI se o nome da marca está disponível e se não há marcas similares já registradas.
  5. Decisão sobre a Forma de Apresentação: Escolha entre as formas de apresentação da marca: nominativa, figurativa, mista ou tridimensional, considerando as características e a estratégia de marca.
  6. Preparação da Documentação Necessária: Prepare os documentos necessários, incluindo autorizações específicas e dados requeridos, possivelmente com a ajuda de um especialista.
  7. Geração de Taxas de Abertura de Processo: Após definir as classes necessárias, gere as taxas correspondentes no INPI, escolhendo entre especificação pré-aprovada ou livre.
  8. Protocolo do Pedido de Registro: Protocole o pedido junto ao INPI com a documentação, o logotipo (se aplicável), a descrição dos elementos gráficos do logotipo e a especificação dos produtos/serviços.
  9. Acompanhamento do Processo: Monitore semanalmente o status do processo através da Revista Eletrônica da Propriedade Industrial, atendendo a quaisquer solicitações do INPI.
  10. Análise do Pedido e Publicação da Decisão: Após análise, se aprovado, pague a taxa de decênio para confirmar o registro da marca, garantindo o direito de uso exclusivo por 10 anos (prorrogáveis).

Veja também

Como registrar uma marca

Dica para agilizar o registro da sua marca

Existe uma maneira muito simples de agilizar o processo de registro da sua marca e ainda economizar um bom dinheiro com isso. Nossa dica é sempre procurar por empresas que, assim como a GUIPI, não cobram pela consulta de viabilidade para saber se a sua marca pode ser registrada. 

Só com essa informação você já não gasta tempo nem dinheiro com um processo que daria errado. 

Além disso, em uma rápida conversa pelo WhatsApp, um especialista em registro de marca pode te orientar e agilizar para você os 5 primeiros passos descritos neste artigo. Significa que em minutos você pode descobrir se a sua marca pode ser registrada e ir direto ao que importa com praticidade, eficiência e segurança.  

Para solicitar uma consulta de marca gratuita, é só preencher o formulário abaixo.

Consulte a disponibilidade da sua marca

    Consulte a disponibilidade da sua marca

    Consulte a disponibilidade da sua marca

      Guilherme Lemos Ramos

      Guilherme Lemos Ramos

      Artigos relacionados