O que são marcas?

As marcas são provavelmente o primeiro impacto visual da propriedade industrial. Praticamente toda a empresa, não importa qual seja o seu tamanho, possui uma marca.

Pensa com a gente: Com o mercado cada vez mais competitivo, é sempre desejável se destacar no meio dos demais, se diferenciando da concorrência e cativando consumidores, certo?

Aí que entra a importância da marca. Ela que é a chave para essa fidelização.

Diversos estudos apontam que as marcas podem ultrapassar (e muito) o valor dos ativos tangíveis (mais conhecidos como bens materiais) de grandes empresas, representando o seu maior patrimônio.

Mas vale lembrar o seguinte: Não são apenas as grandes empresas que podem se beneficiar de uma marca registrada, forte e protegida.

As marcas são ainda MAIS relevantes para os PEQUENOS NEGÓCIOS, porque é a partir dela que se garante a promoção de seus produtos/serviços, uma imagem, uma reputação e uma história.

Pode ser um nome, somente uma imagem, ou a combinação de ambos, o que importa é que a marca ajuda a diferenciar empresas e produtos no mundo dos mercados.

Ou seja, mais do que apenas um logotipo, a marca protegida garante ao seu titular o direito exclusivo de uso, em todo território nacional, evitando que concorrentes “surfem na onda de sucesso do seu negócio”.

Nos dias de hoje, marcas são muito mais do que desenhos e nomes em vitrines e embalagens, elas estão nas mídias, nas suas redes sociais favoritas e no coração dos consumidores que enxergam nelas os seus valores e sentem uma proximidade afetiva.

E a ÚNICA maneira de assegurar que elas estejam sãs e salvas do uso não autorizado por terceiros, é pedindo o seu registro junto ao INPI.

Por isso, é fundamental para uma trajetória de sucesso ter essa preocupação e cuidado com o seu negócio (afinal é o seu suado dinheirinho, né?).

Registrar custa pouco, é rápido e possui benefícios que vão além de permitir que o titular da marca tenha direito ao uso exclusivo sobre ela, representando um importante ativo econômico para as empresas.

E aí, isso que falamos faz sentido para você?

Bora proteger sua criatividade!

Consulte a disponibilidade da sua marca

    Consulte a disponibilidade da sua marca

    Consulte a disponibilidade da sua marca

      Guilherme Lemos Ramos

      Guilherme Lemos Ramos

      Artigos relacionados