As marcas são provavelmente o primeiro impacto visual da propriedade industrial. Praticamente toda a empresa, não importa qual seja o seu tamanho, possui uma marca.
Pensa com a gente: Com o mercado cada vez mais competitivo, é sempre desejável se destacar no meio dos demais, se diferenciando da concorrência e cativando consumidores, certo?
Aí que entra a importância da marca. Ela que é a chave para essa fidelização.
Diversos estudos apontam que as marcas podem ultrapassar (e muito) o valor dos ativos tangíveis (mais conhecidos como bens materiais) de grandes empresas, representando o seu maior patrimônio.
Mas vale lembrar o seguinte: Não são apenas as grandes empresas que podem se beneficiar de uma marca registrada, forte e protegida.
As marcas são ainda MAIS relevantes para os PEQUENOS NEGÓCIOS, porque é a partir dela que se garante a promoção de seus produtos/serviços, uma imagem, uma reputação e uma história.
Pode ser um nome, somente uma imagem, ou a combinação de ambos, o que importa é que a marca ajuda a diferenciar empresas e produtos no mundo dos mercados.
Ou seja, mais do que apenas um logotipo, a marca protegida garante ao seu titular o direito exclusivo de uso, em todo território nacional, evitando que concorrentes “surfem na onda de sucesso do seu negócio”.
Nos dias de hoje, marcas são muito mais do que desenhos e nomes em vitrines e embalagens, elas estão nas mídias, nas suas redes sociais favoritas e no coração dos consumidores que enxergam nelas os seus valores e sentem uma proximidade afetiva.
E a ÚNICA maneira de assegurar que elas estejam sãs e salvas do uso não autorizado por terceiros, é pedindo o seu registro junto ao INPI.
Por isso, é fundamental para uma trajetória de sucesso ter essa preocupação e cuidado com o seu negócio (afinal é o seu suado dinheirinho, né?).
Registrar custa pouco, é rápido e possui benefícios que vão além de permitir que o titular da marca tenha direito ao uso exclusivo sobre ela, representando um importante ativo econômico para as empresas.
E aí, isso que falamos faz sentido para você?
Bora proteger sua criatividade!