Você já ouviu falar no Programa Inovação Protegida (PIP)? Hoje vou falar sobre esta iniciativa que surgiu na cidade de Florianópolis para atender todo o Brasil, conscientizando empreendedores e compartilhando conhecimento sobre a importância do registro de marca para Startups e o setor de inovação em geral.
O Programa Inovação Protegida começou como uma resposta à forte expansão do ecossistema de Startups no Brasil nos últimos anos, que trouxe consigo um aumento significativo na demanda por registro de marcas, mas também um grande desafio de educação e conscientização de empreendedores, designers, product owners e equipes de marketing como um todo, sobre o impacto do registro de marca para os planos de qualquer negócio que tenha sido pensado para ser escalável.
O registro de marcas, ainda que muitas vezes deixado de lado, é essencial para que uma startup obtenha a proteção necessária de imediato e garanta o sucesso da marca no médio e longo prazo. Nesse artigo, portanto, vamos apresentar para vocês o PIP, explicando como surgiu e qual o nosso plano para proteger as ideias inovadoras de todas as Startups do Brasil.
A origem do Programa Inovação Protegida (PIP)
Como Guipi é uma empresa de Florianópolis, que possui um forte polo de inovação e de startups, resolvemos fazer uma pesquisa de mercado local, onde foram analisados os status de registro de marca de 352 startups com sede na capital catarinense.
Tínhamos o objetivo de lançar algum programa com caráter mais educacional e de conscientização, então logo encontramos o caminho.
No estudo que deu origem ao PIP, alguns dados obtidos foram os seguintes:
- 56,66% das startups possuíam registro de marca ativo no INPI no momento da análise;
- 43,34% das startups analisadas não possuíam registro de marca ativo no INPI;
- 23,57% das startups já estavam desativadas;
- 16,76% seguiam operando sem nenhum registro.
O estudo foi realizado a partir de uma consulta pública na base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), onde analisamos se cada startup possuía ou não o registro para suas marcas.
A amostra do estudo foi composta por todas as startups de Florianópolis que já passaram pelo Programa Startup SC e também por grupos de startups que fazem parte dos principais ecossistemas de inovação locais, como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Esses números revelaram a urgência de uma maior conscientização das startups em relação à importância do registro de marca em um ambiente dinâmico e altamente competitivo. Mais do que proteção à inovação, trata-se de uma necessidade básica para qualquer projeto de expansão, de busca por investimentos, criação de novos produtos ou qualquer grande objetivos de negócio.
Foi assim que surgiu o Programa Inovação Protegida (PIP) e essa é a mensagem que queremos levar para todas as Startups do Brasil.
PIP como solução para startups
O Programa Inovação Protegida (PIP) não é apenas um serviço de registro de marcas. Estamos falando de uma atitude mais abrangente para ajudar as startups na construção de uma jornada de sucesso.
Para tal, criamos um programa completo e exclusivo para atender às demandas do mercado de inovação, que consiste em:
Consulta de viabilidade
Antes mesmo de entrar com o pedido de registro, com o PIP as startups podem fazer previamente uma consulta de viabilidade do registro, para avaliar as possibilidades para o registro da marca e as particularidades de cada pedido.
As startups podem solicitar a consulta e nós entregamos um relatório por e-mail para dizer se a marca pode ser registrada.
Registro no INPI
Todo o processo de registro no INPI é feito e acompanhado pelo PIP, desde o pedido inicial até o deferimento ou não do registro. Isso tira das startups o peso de lidar com as burocracias existentes, além de entregar a garantia de que todas as etapas serão realizadas dentro do prazo e da forma adequada.
Proteção à Inovação PIP
As startups que registrarem com o PIP vão ter direito a um ano de acompanhamento das suas marcas mesmo após o registro, para assegurar que nenhum concorrente faça o uso indevido da identidade que você construiu. Assim como nos outros casos, todos os relatórios são enviados por e-mail para o responsável de cada marca.
Consultoria estratégica com o PIP
Um dos grandes diferenciais do PIP é que as Startups que registrarem suas marcas pelo programa terão direito a uma consultoria estratégica de 1 hora com o fundador da Guipi, Guilherme Ramos, sobre Propriedade Industrial e a criação de novas marcas e produtos.
A consultoria é válida para Empreendedores, Designers, Product Owners (PO) e equipes de Marketing em geral, sendo que as marcas poderão solicitar a consultoria dentro do prazo de 12 meses.
O objetivo é educar o mercado de inovação e passar de forma personalizada tudo o que cada Startup precisa saber antes de desenvolver uma nova marca ou produto, para que sejam viáveis, diferenciados e obtenham todos os registros necessários com facilidade.
É o primeiro passo para criar uma marca verdadeiramente forte.
Conclusão
O PIP nasceu com a missão de levar o registro de marcas para startups, através da conscientização de empreendedores e da criação de um programa personalizado e exclusivo para atender às necessidades de quem tem uma ideia inovadora e pressa para crescer.
Nosso foco é qualificar times de startups para a criação de novas marcas e produtos, para que obtenham a proteção e as garantias legais necessárias para se desenvolver em um mercado inovador e cada vez mais concorrido. É com essa orientação estratégica que o PIP também visa garantir uma evolução concreta e sustentável das startups.
Isso demonstra, no fim das contas, a relevância do registro de marca e investimento na estruturação de marcas fortes.
Visite a página do Programa Inovação Protegida (PIP) em nosso site e faça uma consulta gratuita para saber se a sua marca pode ser registrada.