Registrar uma marca junto ao INPI é a única maneira de garantir a segurança plena do seu negócio. Somente com o registro que é possível garantir que a sua marca esteja protegida da pirataria e livre da concorrência desleal, além de garantir o direito de uso exclusivo do nome em todo o território nacional.
Por isso, deixamos aqui 4 (quatro) dos principais motivos do porquê de buscar o registro de sua marca.
1 – Segurança para o seu investimento
Infelizmente (ou felizmente), a marca não pode ser chamada de “sua” enquanto você não obtiver o registro dela.
Você pode até ter a melhor marca do mercado em suas mãos, porém, ela não valerá nada para a sua empresa caso já esteja registrada em nome de outra pessoa.
Já imaginou? Você investindo há anos na sua empresa, adquirindo conhecimento, contratando um designer para desenvolver toda a identidade visual da sua empresa, comprando estoque e estampando seus produtos, para no futuro ser informado de que outra empresa buscou o registro da “sua” marca antes que você? Complicado, né?
2- Você como proprietário de sua marca
Com a propriedade da marca você consegue integrá-la ao patrimônio de sua empresa, o que é importantíssimo, pois em muitos casos o valor monetário de uma marca compreende a maior parte do capital social de uma empresa.
Vale dizer ainda que, somente o empreendedor que possui o registro é que pode realizar as seguintes atividades com a sua marca:
- Vender;
- Licenciar para uso de terceiros;
- Abrir franquias.
3 – Uso exclusivo do nome em todo o Brasil
E se a gente te falasse que a única maneira de garantir o uso exclusivo do nome de sua marca em todo o território nacional é através do registro junto ao INPI. Você acreditaria?
Pois é, você é considerado dono da sua marca somente após o registro junto ao INPI, não importando se você já possui CNPJ com o nome da sua marca figurando no nome empresarial, nem mesmo com a utilização de um domínio que você possua com o nome da marca.
4 – Demonstração de cuidado e credibilidade
A empresa que possui sua marca registrada demonstra organização, credibilidade e confiança, além de exibir zelo pelo seu patrimônio.
Uma vez que o detentor da marca transparece todos esses cuidados, essa imagem é passada diretamente para os consumidores, que perceberão os valores e a responsabilidade da empresa com um todo.