Já sabemos que as startups e empresas de tecnologia ganham destaque por seu trabalho inovador, ágil e com capacidade de desenvolvimento rápido em meio aos ambientes mais competitivos. Todavia, durante esse processo de crescimento acelerado, algumas vezes acontece de haver negligência com algo essencial: o registro de marca para startups.
Neste artigo, abordaremos a importância da regularização da marca para startups, do registro de marca no setor de tecnologia e como isso pode livrar a sua empresa de diversos problemas futuros. Continue lendo!
O valor da marca para as startups
O ritmo do mercado de inovação é sempre mais acelerado. Ideias com tendências revolucionárias podem rapidamente modificar o mercado, até mesmo a forma como trabalhamos e nos relacionamos. Não à toa, sempre que surge uma grande ideia, várias outras startups e empresas de tecnologia também acabam aparecendo com intenções semelhantes.
É aí que entra a necessidade do registro de marca para startups ou novos produtos. Afinal, você precisa garantir que a sua ideia inovadora não apenas ganhe o mercado, mas seja diretamente associada à sua marca e não a de nenhum concorrente.
Quando você possui o registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), passa a ter a garantia legal de que ela não poderá mais ser utilizada, blindando então sua identidade e a reputação do seu projeto. Isso inclui qualquer tentativa de cópia ou uso indevido da marca registrada para a sua startup.
Escalada para o sucesso
Startups e empresas de tecnologia normalmente possuem planos de negócios escaláveis, muitas vezes com grandes aportes de investidores e ambições de escalas globais para os seus produtos/serviços. Um contexto que faz do registro de marca nas startups um passo tão urgente quanto básico para qualquer empreendedor.
Imagine um investidor que injeta um montante significativo de dinheiro na sua startup e em seguida descobre que outra empresa (até mesmo um concorrente direto) já registrou a mesma marca. Ou pior, que esse concorrente que possui o registro aciona você judicialmente pelo direito legítimo de uso exclusivo da marca registrada.
Você não apenas vai perder tudo o que construiu em termos de marca, identidade visual e relacionamento, como vai ter que arcar com altas indenizações e outras possíveis consequências jurídicas.
Já seria um cenário ruim o bastante, se você não tivesse ainda que se explicar para os investidores, clientes e público em geral. Nesses casos os danos à reputação da startup são irreparáveis.
Branding e presença digital
Quando as startups ou empresas de tecnologia em geral são criadas, também são comuns grandes investimentos em branding e na presença digital da marca, seja com o objetivo de conscientizar o público sobre um produto inovador ou construir uma reputação digital consistente.
Se em algum momento você perder o direito de uso da sua marca por falta de registro, todo esse trabalho vai pelo ralo.
Já pensou entrar em um site ou aplicativo e perceber que tudo está diferente? O nome, a logo, as cores, toda a identidade da marca. Estranhamento seria o mínimo impacto de uma situação como essas. Aqui vão junto pelo ralo a credibilidade da marca, os seus seguidores, as vendas e qualquer outro número que seja importante para você como empreendedor.
O impacto financeiro é inevitável.
Custo do registro da marca
Uma pergunta frequente a respeito do registro de marca para startups é em relação ao custo. Adianto que os valores são irrisórios para as características e os contextos supracitados, mas podemos ir além:
Afinal, quanto vale uma ideia? Ou melhor, quanto vale proteger essa ideia para mantê-la sua? É disso que se trata.
Por exemplo, basta pensar no que trouxemos anteriormente e analisar o potencial que sua startup versus o risco de não ter uma marca registrada, que esse custo se mostra insignificante. Além disso, não se trata de um custo recorrente. Quando você registra a sua marca, esse registro passa a valer por 10 anos, que podem ser renovados por mais 10 anos quantas vezes forem necessárias.
Protegendo a marca da inovação
Já sabemos que o dono de uma marca é aquele que registra primeiro. No contexto das startups e empresas de tecnologia, não faltam argumentos que reforcem a importância do registro logo nos estágios iniciais do negócio. No entanto, a realidade é que grande parte das marcas ainda não possui o registro.
Em um estudo de mercado local que deu origem ao Programa Inovação Protegida (PIP), avaliamos ativamente a situação de registro de 352 startups de Florianópolis, em Santa Catarina. E escolha se deu pelo fato da GUIPI estar situada na capital catarinense, que é um dos mais importantes polos de inovação no Brasil.
Foram consultadas as startups que participaram do Programa Startup SC e outras inseridas nos principais ecossistemas de inovação do estado, como a ACATE.
O resultado foi surpreendente: 43,34% das startups analisadas não possuía o registro de marca no momento em que o estudo foi realizado. Isso nos deu a dimensão do risco que muitas marcas estão correndo e da necessidade de agir para mudar esse cenário.
Como vimos no vídeo acima, apenas nos últimos 3 anos a taxa de abertura de empresas passou de 10 milhões. Por esta razão, é cada vez mais fácil acontecer alguma semelhança de nomes, marcas e símbolos. Ou seja, o simples registro de um CNPJ ou domínio de sites, por exemplo, não garantem a viabilização da sua marca.
É pensando nisso que a Guipi já realizou o registro de mais de 250 empreendedores pelo Brasil!
Sabemos que uma marca registrada entrega à empresa o direito exclusivo de utilização, de modo que se alguém tentar imitá-la, todas as medidas legais podem ser tomadas. Ou seja, ainda existe uma vantagem competitiva de proteção ao valor do que você constituiu e construiu.
Conclusão
Agora você já sabe a importância do registro de marca para startups e no setor de inovação não apenas como um procedimento legal necessário, mas como uma estratégia essencial para garantir o sucesso do seu negócio e protegê-lo contra qualquer tipo de concorrência desleal em um mercado tão competitivo.
Portanto, evite riscos desnecessários e não permita que quaisquer problemas relacionados a registros de marca sejam obstáculo para o futuro da sua startup.
Para fazer uma consulta sobre o registro de marca, visite a página do Programa Inovação Protegida (PIP), que foi criado exclusivamente para atender startups e empresas de tecnologia de todo o Brasil.