Vantagens do registro de marca para startups

Será que existem vantagens do registro de marca para Startups ou trata-se apenas de mais uma obrigação legal? Essa é uma curiosidade que eu sempre tenho quando converso com empreendedores da inovação. Eles desenvolvem, afinal, ideias que visam muitas vezes desburocratizar processos, simplificar a forma como fazemos as coisas, desafiar as normas e, no fim do dia, mudar o mundo.

Então bora falar um pouco sobre isso? Hoje eu vou explicar o porque, na visão da Guipi, existem sim vantagens para uma Startup registrar a sua marca o quanto antes.

Apresentando as vantagens do registro de marca para Startups

Desde que a Guipi começou a atender Startups, mergulhamos nos desafios e oportunidades que os empreendedores enfrentam em sua jornada para o sucesso. E, da perspectiva legal, começamos a educar o mercado sobre a importância do registro de marca para a garantia dos direitos e da própria existência de uma empresa. Mais do que isso, conscientizar que o registro é um dos requisitos básicos para qualquer empreendedor poder pensar em crescimento e expansão de qualquer negócio sem correr riscos desnecessários.

No caso das Startups, isso é especialmente verdade, a começar pela natureza desses negócios e pelo mercado onde estão inseridos, o da inovação, que é altamente dinâmico e competitivo.

A seguir, destacamos 3 vantagens do registro de marca para Startups, que são muito caras para a maioria dos empreendedores.

Proteção e Reconhecimento

Vamos supor que sua startup seja um destaque no mercado de tecnologia, um dos mais competitivos e inovadores da atualidade. E digamos que, nesse processo, sua empresa desenvolva uma solução que ganhe espaço no mercado, ficando em evidência.

Registrar a marca num contexto como esse é quase que um ato de sobrevivência em um mercado que não para por um segundo sequer. Apenas com o registro no INPI a sua startup terá a garantia do direito exclusivo da marca, da proteção de identidade contra qualquer tipo de uso indevido, de modo que nenhum concorrentes possa copiar ou de alguma forma se apropriar ou prejudicar a sua marca.

Atração de investidores

Quando falamos de startups é natural que haja interesse e busca ativa dos empreendedores por investidores dispostos a alavancar seus negócios. E do outro lado, naturalmente, existem investidores atrás de empreendedores que tenham ideias de fato inovadoras e escaláveis para serem investidas.

No meio disso, o registro de marca pode até parecer algo muito pequeno, perto de tudo que está em jogo. Ao mesmo tempo, quando a nossa marca está em perigo, todo o negócio está em perigo. O que estou querendo dizer é que o registro de marca é sim algo um tanto burocrático, protocolar, mas não por isso deixa de ser essencial para o seu negócio.

Primeiro, porque no contexto da busca por investidores, qualquer empreendedor pode ter a certeza de que vão ser requeridos todas as informações possíveis e imagináveis sobre a startup, antes de qualquer aporte. E quanto maior o aporte, mais complexo fica.

Segundo, que ninguém faria um investimento em uma marca que pode deixar de existir por não possuir os registros básicos necessários nos órgãos competentes.

Expansão da Marca

Conforme as startups se desenvolvem, em muitos casos surge a expectativa de expansão para outros mercados e/ou novos formatos de negócio, como internacionalização, licenciamentos ou franquias.

Nesses casos, não apenas é importante o registro de marca, como o ideal seria pensar em todas essas possibilidades antes mesmo de bater o martelo sobre o nome de uma marca, ou elaborar o logo e a identidade visual com o time de design, por exemplo. Desse modo, a sua startup tem a garantia de conseguir os registros em todas as classes necessárias para viabilizar legalmente o seu plano de expansão e proteger a sua marca da concorrência, como em todos os outros casos. Pense nisso!

3 Vantagens do registro de marcas para Startups… e contando

Além das vantagens já citadas no artigo, a GUIPI criou um programa de proteção à inovação pensado especialmente para Startups. A ideia surgiu a partir de um estudo de mercado interno feito com 352 startups de Florianópolis, onde constatamos que 43,34% ainda não possuía um registro de marca ativo no INPI.

Esses dados colocaram o nosso time para pensar soluções para educar o mercado, mas também em maneiras de oferecer um atendimento exclusivo, além de serviços personalizados, para atender de forma diferenciada o mercado de Startups.

Assim surgiu o Programa Inovação Protegida (PIP), para ajudar Startups a protegerem suas marcas e alavancarem seus negócios a partir da expansão da marca ou desenvolvimento de novas marcas e produtos.

As Startups que registram a marca com o PIP têm acesso aos seguintes serviços:

  • Consulta de viabilidade gratuita: você solicita a consulta e nós enviamos um relatório por e-mail dizendo se a sua marca está disponível para registro;
  • Registro de marca no INPI: nós acompanhamos o processo de ponta a ponta, desde o pedido do registro, passando pelo acompanhamento de todos os prazos e etapas do processo, até o deferimento do pedido;
  • Proteção à Inovação: as startups que registrarem suas marcas com o PIP têm acesso a 12 meses de acompanhamento da marca após o registro, garantindo a proteção contra qualquer tipo de cópia ou uso indevido por parte da concorrência;
  • Consultoria estratégica: um grande diferencial do PIP é que ao registrarem suas marcas pelo programa as startups têm direito a uma consultoria estratégica de 1 hora com o fundador da Guipi, Guilherme Ramos, para falar sobre Propriedade Industrial e a importância do registro na criação de novas marcas e produtos.

Visite a página do Programa Inovação Protegida (PIP) e faça uma consulta gratuita da sua marca agora mesmo!

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      Guilherme Lemos Ramos

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